10 самых последних космических открытий

Quanto mais avançadas forem as tecnologias, mais oportunidades estarão abertas aos cientistas e mais poderemos aprender sobre o nosso universo. Todos os anos, o espaço abre mais e mais dos seus segredos para nós, num futuro próximo iremos, com certeza, descobrir o que não poderíamos nem mesmo adivinhar antes. Saiba mais sobre quais descobertas no campo do espaço foram feitas nos últimos anos.

10 descobertas espaciais mais recentes

Até o momento, já existem 4 satélites de Plutão. Charon foi inaugurado em 1978, e ele é seu maior companheiro. O diâmetro desse satélite é de 1205 quilômetros, o que força muitos cientistas a acreditarem que Plutão é na verdade um “duplo planeta anão”. Nada de novo foi ouvido sobre os corpos de gelo que giram em torno de Plutão, até 2005, enquanto o telescópio espacial “Hubble” Neptu e Hydra ainda não foram encontrados. O diâmetro desses corpos cósmicos é de 50 a 110 quilômetros. Mas a descoberta mais surpreendente foi à espera de cientistas em 2011, quando “Hubble” conseguiu capturar outro satélite de Plutão, que é temporariamente chamado P4. Seu diâmetro é de apenas 13 a 34 quilômetros. Vale ressaltar neste caso que “Hubble” fotografou um objeto espacial tão pequeno, localizado a uma distância de cerca de 5 bilhões de quilômetros.

2) Bolhas magnéticas cósmicas gigantes

10 descobertas espaciais mais recentes

Duas naves espaciais da NASA “O Voyager” descobriu bolhas magnéticas perto do sistema solar, conhecidas como Heliosfera, que está localizado a 15 bilhões de quilômetros da Terra. Na década de 1950, os cientistas acreditavam que esta área do espaço exterior é relativamente plana, mas quando “Voyager 1” atingiu a heliosfera em 2005, e “Voyager 2” em 2008, eles avistaram a turbulência que forma o campo magnético do Sol, e formaram-se bolhas magnéticas, com um diâmetro de cerca de 160 milhões de quilômetros.

10 descobertas espaciais mais recentes

Em 2007, o telescópio espacial orbital GALEX escaneou o Mundo A, a velha estrela – a anã vermelha que fazia parte do próximo projeto para escanear todo o céu à luz ultravioleta. Os astrônomos ficaram chocados quando descobriram que Mira A tinha uma longa cauda atrás dela, como um cometa que se estende por cerca de 13 anos-luz. Esta estrela se move através do Universo com uma velocidade anormalmente alta, cerca de 470 mil quilômetros por hora. Antes disso, acreditava-se que as estrelas não têm caudas.

4) Água na Lua

10 descobertas espaciais mais recentes

9 de outubro de 2009 Nave espacial para observação e detecção das crateras lunares da NASA LCROSS Descobriu a água em uma cratera fria e constantemente sombreada no pólo sul da Lua. LCROSS é uma sonda da NASA que foi criada para colidir com a superfície lunar, e o pequeno satélite que a segue teve que medir a composição química do material que subiu durante a colisão. Depois de um ano de análise de dados, a NASA informou que o nosso satélite tem água gelada no fundo desta cratera sempre escura. Mais tarde, outros dados mostraram que uma fina camada de água cobre o solo lunar, pelo menos em algumas áreas da Lua..

5) Planeta anão Eris

10 descobertas espaciais mais recentes

Em janeiro de 2005, um novo planeta do sistema solar Eris foi descoberto, o que causou muita controvérsia no mundo astronômico sobre o que deveria ser considerado um planeta em geral. Eridu foi originalmente considerado o 10º planeta do sistema solar, mas então todos os objetos do cinturão de Kuiper e do cinturão de asteróides foram equiparados a uma nova classe de planetas anões. Eris está além da órbita de Plutão e tem aproximadamente o mesmo tamanho, embora inicialmente se acreditasse que fosse maior que Plutão. Sabe-se que Eris tem um satélite, chamado de Disnemia. Enquanto Eris e Dysnomia são considerados os objetos mais distantes do sistema solar.

10 descobertas espaciais mais recentes

Em 2011, a NASA, ao fornecer fotografias do Planeta Vermelho, fez uma declaração de que tem evidências de que a água em Marte poderia ter deixado traços no passado. De fato, as imagens mostram longas faixas, semelhantes àquelas que deixam os fluxos atuais nas rochas. Os cientistas acreditam que esses fluxos são água salgada que se aquece durante os meses de verão e começa a drenar sobre a superfície. Sinais do fato de que Marte já teve água líquida foram descobertos antes, mas pela primeira vez cientistas notaram que esses traços variam em um curto período de tempo..

7) Satélite Saturno Enceladus e seus gêiseres

10 descobertas espaciais mais recentes

Em julho de 2004, a espaçonave Cassini entrou em órbita ao redor de Saturno. Depois das missões “O Voyager” Ao aproximar-se deste satélite, os pesquisadores decidiram lançar na área outro dispositivo para um estudo mais detalhado de Encélado. Depois Cassini várias vezes passaram pelo satélite em 2005, os cientistas conseguiram fazer uma série de descobertas, em particular, que na atmosfera de Enceladus há vapor de água e compostos de hidrocarbonetos complexos que se destacam da região geologicamente ativa do Pólo Sul. Em maio de 2011, os cientistas da NASA em uma conferência sobre este satélite, disse que Enceladus pode ser considerado o primeiro candidato para a descoberta da vida.

8) O fluxo escuro

10 descobertas espaciais mais recentes

O fluxo escuro, descoberto em 2008, forneceu aos cientistas mais perguntas do que respostas. Os aglomerados de matéria no universo, como se viu, movem-se a uma velocidade muito alta na mesma direção, o que não pode ser explicado com a ajuda de qualquer força gravitacional conhecida dentro da parte previsível do universo. Este fenômeno foi nomeado “The Dark Stream”. Observando grandes aglomerados de galáxias, os cientistas descobriram cerca de 700 aglomerados galácticos movendo-se a uma certa velocidade em direção a uma parte remota do universo. Alguns cientistas ousaram assumir que o Dark Stream está se movendo por causa da pressão causada por outro universo. No entanto, alguns astrônomos geralmente contestam a existência de um fluxo escuro.

10 descobertas espaciais mais recentes

Os primeiros exoplanetas, isto é, os planetas existentes fora do sistema solar, foram descobertos em 1992. Astrônomos descobriram vários pequenos planetas que giram em torno da estrela Pulsar. O primeiro planeta gigante foi visto em 1995 perto da estrela 51 Pegasus, que fez uma volta completa em 4 dias. Até maio de 2012, 770 exoplanetas foram registrados na enciclopédia de exoplanetas. 614 deles fazem parte de sistemas planetários e 104 são múltiplos sistemas planetários. Em fevereiro de 2012, a missão da NASA Kepler revelou 2321 candidatos não confirmados para o título de exoplanetas, que estão associados com 1790 estrelas.

10) O primeiro planeta na zona habitada