Segredos карликовой планеты Макемаке

Localizado na extremidade do sistema solar um misterioso planeta anão Makemake finalmente emergiu do anoitecer e foi descoberto por astrônomos que agora pode muito bem ver a irmã mais nova de Plutão.

Inaugurado em 2005, o planeta Makemake, em homenagem a um deus polinésio, é um dos cinco objetos conhecidos semelhantes a Plutão, que os astrônomos liderada em 2006 para rever a noção de “planeta” e criar um novo grupo de “planetas anões”. Makemake é apenas um pouco menor que Plutão e, assim como ele, gira fora da órbita de Netuno. Os cientistas esperavam que este planeta anão tivesse uma atmosfera, mas foi recentemente provado que não era assim.

Investigação de um planeta anão

O grupo internacional de astrônomos pôde testar as características físicas do Makemake pela primeira vez com a ajuda de três poderosos telescópios Observatório Europeu do Sul no Chile. Os cientistas observaram a mudança na luz de uma estrela distante quando o planeta anão passou antes dele em trânsito.

“Esses fenômenos são incrivelmente difíceis de prever e observar, mas esta é a única maneira de obter dados precisos sobre as propriedades importantes dos planetas anões”, – diz José Luis Ortiz (José Luis Ortiz), chefe de nova pesquisa, astrônomo do Instituto Espanhol de Astrofísica da Andaluzia. Ele acrescentou que isso é o mesmo que estudar moedas que estão localizadas a uma distância de 50 quilômetros ou mais.

Segredos do Planeta Anão Makemake

Ortiz e sua equipe descobriram que Makemake não tem uma atmosfera quando a luz da estrela por trás dele tornou-se repentinamente mais fraca, e depois que o trânsito do planeta anão se tornou nitidamente brilhante. Os cientistas disseram que isso significa que o planeta não tem uma atmosfera global constante, assim como seu vizinho Plutão. Se Makemake tivesse uma atmosfera, a luz da estrela mudaria gradualmente durante o seu trânsito.

Novas pesquisas lançam luz sobre algumas das características de MacMakeh e não só podem provar que são desprovidas de atmosfera. Eles também conseguiram calcular com mais precisão seu tamanho e entender qual superfície possui. “Acreditamos que Makemake é uma bola, um pouco achatada nos pólos e coberta com gelo branco, principalmente gelo de metano., – disse Ortiz. – No entanto, há indícios de que há material orgânico, pelo menos em algumas áreas. Este material é geralmente avermelhado, mas a superfície do planeta é bastante escura “.

Segredos do Planeta Anão Makemake

Por que Makemake não tem a atmosfera, enquanto permanece um mistério, mas Ortiz tem sugestões. Plutão é coberto com gelo de nitrogênio. Quando o Sol aquece este material volátil, ele imediatamente se transforma em um gás que cria uma atmosfera. No Makemake na superfície não há gelo de nitrogênio, então não há nada para formar a partir da atmosfera.

Segredos do Planeta Anão Makemake

Um planeta anão tem uma massa menor e um campo gravitacional mais fraco que Plutão. Isso significa que, por vários bilhões de anos, a MacMake perdeu todo o seu nitrogênio. O gelo de metano também pode ser convertido em gás quando aquecido. No entanto, de acordo com Ortiz, devido ao fato de que um planeta anão é muito distante do Sol, seus raios não são capazes de aquecer o metano, o que está na superfície do estado sólido sob a forma de gelo. Mesmo que o metano se transforme em gás, durará apenas 10% da atmosfera.